sem comentários ainda

Sera que podemos começar de novo

Como recuperar a fe em si mesmo

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo ( 2 Cor. 5:17)

Recentemente assisti um documentário produzido por um canal popular de notícias na TV a cabo, o qual tratava sobre os fins fatídicos de personagens famosos. É muito triste ver como muitas dessas celebridades terminaram sua vida de uma forma muito trágica. O que mais chamou a minha atenção foi que elas faleceram muito novas, justo no auge de suas
carreiras, quando estavam no topo.
Mas o que surpreende ainda mais é a quantidade de celebridades que cometeram suicídio. Ao investigar as causas, descobriram que elas não aguentavam a pressão sofrida quando tiveram que enfrentar uma adversidade em sua carreira profissional, sofrer uma perda, uma decepção ou algo parecido.
Após assistir esse programa fiquei muito comovido e pensei em todas aquelas pessoas que fracassaram em seus negócios e por algum motivo abaixaram os braços e se resignaram à perda.
Acontece que eu também passei por uma crise pessoal por causa de alguns negócios que empreendi e terminaram em fracasso, somado a várias situações circunstanciais e lamentáveis que vieram após tudo isso. Senti que o mundo desabava sobre minha cabeça, por isso garanto que sei perfeitamente como uma pessoa pode chegar a se sentir.
Uma das coisas que aprendi nessa época de infelicidade foi que as respostas e as soluções que os expertos apresentam sobre o tema não podem ajudar a aliviar a dor.
Afortunadamente, apesar de tudo, tomei a decisão de seguir acreditando em mim, e esperar com ilusão que o melhor ainda está por acontecer na minha vida. Graças a Deus, hoje posso afirmar que consegui superar essa crise e estou determinado a seguir em frente com mais forças do que nunca.
E você, já passou por isso? Passou pela dor de ver seus sonhos desmoronando como um castelo de areia que desabava sem mais? Você foi enganado ou perdeu o dinheiro de seus investimentos apostando em um mau negócio?
Como reagir quando enfrentamos uma perda significativa, uma decepção, um fracasso contínuo nos negócios? Como tomar coragem quando atravessamos a amarga experiência do fracasso de um empreendimento no qual demos o nosso melhor? Como encarar aos demais quando descobrimos que nosso sistema de crenças que achávamos certo, estava errado?
Neste caso em particular, me dirijo aos empreendedores e investidores que nos últimos tempos passaram pela traumática experiência e foram vítimas da crise financeira que vem devastando o mundo todo. Embora não seja um especialista autorizado para dizer o que você tem que fazer, confio na minha experiência pessoal, no estudo do comportamento humano que faço há algumas décadas, no meu profundo interesse no espiritual e na minha busca contínua pelas questões da alma. Provavelmente possa colaborar com o meu grãozinho de areia. Acho que essas reflexões podem anima-lo a seguir em frente, no caso de você se identificar com esses acontecimentos.
Com o passar dos anos descobri alguns modelos de vida que foram de grande inspiração em momentos difíceis e me motivaram quando atravessava por esses processos de crescimento.

• Fiquei maravilhado ao conhecer a história de pessoas como Mary Kay Ash quando no melhor de sua carreira empresarial, de forma repentina, perdeu um ser tão querido, seu esposo, quem era a alma e o motor que a impulsionava em seus sonhos e negócios. Sua atitude de luta é realmente digna de admiração, a forma em que superou a dor e sua
heroica decisão de começar novamente, apesar da adversidade. Hoje, graças a essa decisão, conseguiu converter seu pequeno negócio em um grande império da indústria de cosméticos: os famosos produtos de beleza da Mary Kay.
• A vida de Donald Trump, foi sempre um dos milionários mais poderosos dos EUA, é um verdadeiro exemplo. Na década de 1990 seu grande sucesso acabou com a chegada da recessão. Declarado em falência, com os banqueiros atrás dele cobrando-lhe e com a concorrência do mercado imobiliário mofando-se dele, Donald Trump, no meio daquele ambiente turbulento, começou a visualizar oportunidades ainda que estivesse com muitas dívidas. A diferença de Trump com outros milionários é que ele conseguiu conquistar o que parecia impossível: recuperar-se após perder tudo. Ele deu a volta por cima e ficou famoso por suas virtudes de ressurgir como a ave fênix.
• O exemplo do célebre Tomas Edison, que quando acabou de criar um de seus maiores inventos após um árduo trabalho de investigação, a famosa lâmpada elétrica, viu tudo virar cinzas devido a que seu assistente teve a má sorte de deixa-la cair no chão do laboratório, um acidente terrível. Apesar dessa grande perda, Edison não se desanimou com o incidente, tentou mais uma vez e conseguiu.
• Fico muito entusiasmo ao ler a história de nações como o Japão, a Alemanha, etc., que depois de ficar praticamente destruídas, sem nenhum recurso a sua disposição, se determinaram a levantar-se e logo em seguida se ergueram como potencia econômica. Passaram de ser países que viviam no caos total, destinados à miséria, com o pior dos problemas sociais, a ser um exemplo para toda a humanidade, demonstrando que é possível mudar a própria realidade.

Muita gente cai na mais terrível das depressões por ter que enfrentar uma dor o uma perda irrecuperável ou por sofrer um fracasso em seus negócios. Alguns nunca mais conseguem superar essa dor, outros decidem pular desde o andar mais alto de um prédio ao perder o valor de suas ações por causa de uma queda repentina na bolsa de valores. Muitos não
conseguem levantar-se novamente.
Mas os atos mais heroicos que eu já vi nesta vida são daquelas pessoas quase sem forças e que a pesar de todo estar contra eles, sem ninguém ao redor para ajudá-las, sem dinheiro, sem futuro, sem condições mínimas para continuar, de repente se levantam (não sei como!) no momento menos esperado, ressurgindo das cinzas como a ave fênix, para transformar–se nos Rockys ou nos Gladiadores da vida, para dar o golpe certeiro e final ao fantasma do fracasso, e vencer para sempre seu temível adversário.
Assim, diante do espanto de todos, mais uma vez desde essa plataforma, começam lentamente a reconstruir-se, a colocar em ordem cada peça perdida de seus sonhos destruídos até se reerguer com mais força do que nunca, glorificando a Deus com sua atitude de perseverança.
Agora vamos ao assunto principal desta mensagem. Como começar tudo novamente quando perdemos tudo ou quase tudo nos negócios? Onde encontrar forças e o valor necessário para recomeçar? Como fizeram esses campeões da vida que passaram por essas mesmas provas? Destaquemos aqui as qualidades mais sobressalentes de aqueles que conseguiram superar uma perda e puderam levantar-se novamente. Listei aqui alguns dos pontos mais importantes, ações relevantes que podemos imitar quando perdemos tudo. Atrevo-me a dizer que esses princípios se aplicam a qualquer situação na que nos encontremos.

No âmbito espiritual
• Acudiram a Alguém muito mais inteligente que a soma de todos os expertos juntos. Colocaram seus olhos Naquele que é capaz de superar todas as crises.
• Livraram-se de seus conflitos internos, de suas barreiras mentais e de seus temores e se programaram para o sucesso.
• Lembraram que tinham um sonho e um propósito de vida que lhes mostrou uma luz para poder seguir adiante. Assim, sabiam o que queriam, sabiam aonde ir e o que fariam a seguir.
• O sonho de alcançar a liberdade financeira foi mais forte que os obstáculos, por isso perseveraram e conseguiram.
• Como consequência da crise pessoal, sentiram mais do que nunca a necessidade de procurar a Deus, seu Mentor Nº1, em quem encontraram uma fonte inesgotável de energia,
novas forças, renovando logo a esperança e a fé, para começar tudo outra vez.

Em seus relacionamentos
• Compreenderam que os negócios são passageiros, e que o que importa de verdade na vida são as pessoas, a família, os amigos. Aprenderam a equilibrar suas prioridades de vida.
• Aprenderam a assumir a responsabilidade por seus resultados e não colocaram a culpa nos outros.
• Aprenderam o valor inestimável e infinito dos seres humanos. Adquiriram a visão de equipe no lugar do individualismo.
• Aprenderam a ser líderes servidores e ampliaram seu nível de influencia através de uma liderança genuína para incrementar a produtividade, ao invés de seres gerentes estressados e adeptos a uma produtividade manipuladora.

No âmbito pessoal
• Tiveram um tempo considerável para recuperar-se. Não saíram novamente para o campo de batalha com as feridas abertas, sabiam que se sarassem, voltariam ao mercado com mais experiência.
• Assumiram o fato que deviam realizar mudanças radicais em suas vidas para recomeçar. Aprenderam que tudo tem seu tempo e lugar.
• Mantiveram uma atitude de otimismo, de confiança em si mesmos e ativaram seus olhos internos, a capacidade de ver novas oportunidades douradas ao seu redor.
• Tiveram a humildade para buscar ajuda com os entendidos e os de maior sucesso.

No âmbito profissional
• Decidiram esquecer o passado e se comprometeram com o futuro, escolheram perseverar com as ideias criativas e projetos de negócios.
• Capacitaram-se, aprenderam e converteram suas fraquezas em fortalezas.
• Buscaram assessoria e apoio com mentores de sucesso, quem os acompanharam no processo de restauração.
• Converteram as perdas em experiência ao invés de visualizá-las como fracassos; na próxima tentativa atuaram com mais inteligência, o que os levou até o topo do sucesso em um tempo menor.
• Aprenderam que se um negócio ou um investimento fracassa não é o fim do mundo. Sempre haverá uma oportunidade para começar novamente e fazer melhor.

Por último, o conceito final, sem ser por isso menos importante: não tenha medo das dificuldades e das crises da vida. Ficou comprovado que os fracassos, as derrotas e as perdas são bênçãos disfarçadas. Essas experiências trazem a tona o melhor que há em você. Isso permite que você descubra a montanha de diamantes que carrega dentro de si.
Eu mesmo percebi tudo isso na minha vida pessoal e posso falar com conhecimento de causa. Dou graças a Deus por todas as aflições e decepções que experimentei; se não fosse por elas, jamais descobriria as oportunidades que tinha ao meu redor. As perdas me levaram a me esforçar mais, dar o melhor de mim e me empenhar em ser tudo aquilo que posso ser.Amigo, não sei o que está acontecendo com você agora, não sei qual é o seu caso em particular, não sei quem o fez pensar erroneamente que foi Deus quem quis assim, não sei qual é a circunstância negativa pela qual você passou, mas permita-me dizer, que se você está atravessando por alguma dessas crises, garanto que ainda não foi dita a última palavra sobre você.

Certamente, quem tem a última palavra é você mesmo. É sério, você ainda pode ser capaz de decidir dar a volta por cima do resultado e deixar de boca aberta aos que declararam sua derrota. Não há nada mais glorioso que ver um ser humano seguir em frente quando todo o mundo está contra ele ou quando perdeu tudo.

Estimado leitor, tome agora mesmo a decisão de continuar, se você se atrever, descobrirá outras portas abertas e um futuro maravilhoso esperando por você. Caso você tenha perdido tudo, o encorajo a levantar-se, a fortalecer suas fraquezas, a liberar-se de seus conflitos internos e assumir a responsabilidade sobre sua vida. Animo-lhe a abrir sua mente a mudanças, a sonhar, a acreditar em você mesmo e voltar a tentar, mais uma vez. Estou desafiando você a começar novamente. Volte a tentar meu caro amigo, e não pare até conseguir tudo o que Deus determinou para sua vida!

Alberto A. Conti – Extraído do seu libro Megaherois

Publicar um comentário